segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O ARREBATAMENTO E OS EVENTOS QUE O SUCEDERÃO


        O ARREBATAMENTO E OS EVENTOS QUE O SUCEDERÃO

A)    A promessa do Arrebatamento

Jesus prometeu que voltaria para arrebatar sua Igreja, como está escrito: “ Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (João 14: 1-3). Paulo acrescenta: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4: 16-17).

Na sua vinda, na plenitude dos tempos, Jesus veio como homem, como Messias Salvador prometido em todo o Antigo Testamento, porém no arrebatamento, que será nos ares, virá como noivo e por fim na segunda vinda, visível e literal, surgirá como juiz e rei.

B)    O Termo Arrebatamento

Feitas essas considerações, vejamos o que significa o termo arrebatamento. Esta palavra não se encontra, graficamente falando, nas passagens que descrevem o momento do arrebatamento da Igreja, mas a idéia do termo está implícita no contexto, que diz: “Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4: 17). Alguns dicionários dizem que “arrebatamento” vem do verbo arrebatar, que significa:

1)    Tirar com violência ou força; arrancar;
2)    Levar, desprender, de um ímpeto;
3)    Raptar;
4)    Impelir, conduzir;
5)    Enlevar, extasiar;
6)    Tirar por força ou violência; arrancar;
7)    Apossar-se por força ou violência; roubar;
8)    Provocar, suscitar; arrancar.

Os termos relacionados
·           Harpazo (1 Tessalonicenses 4: 17): roubar, arrastar ou carregar longe.
·           Episynagoge (2 Tessalonicenses. 2: 1): reunião ou assembléia.
·           Allatto (1 Coríntios 15: 51-52): mudar, transformar, trocar.
·           Paralambano (João 14: 3): levar, receber para si.
·           Epifaneia (Tito 2: 13): manifestação, aparição.
·           Rhuomai (1 Tessalonicenses 1: 10): atrair para si, resgatar, libertar.
·           Apokalypsis (1 Pedro 1: 13): um desvendamento, uma exposição, uma revelação).
·           Parousia (Tiago 5: 7-8): presença, vinda, chegada.

Devemos saber que nem todos os usos desses termos no N. T. são uma referência ao arrebatamento, o contexto é que determina o sentido.

Por meio destes termos, concluímos que a Igreja será tirada de modo singular, rápido e inesperado. Durante esse evento, os fiéis a Cristo Jesus (a Igreja), de todas as épocas, serão transformados; os vivos serão transladados sem ver a morte, ao passo que os que já partiram em Cristo serão ressuscitados, conforme escreveu o apóstolo Paulo, em 1 Tessalonicenses 4: 13 - 18.

Imediatamente após o aparecimento de Jesus nos céus iniciará a última semana profética da qual Daniel fez menção em Daniel 9: 24.

C)    Teorias sobre o arrebatamento
Entre os estudantes das Escrituras não há unanimidade quanto ao tempo do arrebatamento. Mostraremos as posições dentro do pré-milenismo com respeito à ocasião do arrebatamento em relação ao período da Tribulação.

1)     Pré-tribulacionismo: esta posição ensina que a Igreja será tirada antes de iniciar a Tribulação. Essa interpretação é atualmente a mais aceita e que melhor se ajusta no contexto profético das Escrituras. De acordo com a leitura pré-tribulacionista, a Bíblia menciona dois eventos distintos um do outro, em que as pessoas fazem muita confusão. Primeiramente, há necessidade de se distinguir Arrebatamento da Segunda Vinda (manifestação física e pessoal de Jesus). No primeiro momento, no arrebatamento, Ele virá “para os seus” (João 14: 3) e no segundo momento, na sua volta, virá “com os seus” (Zacarias 14: 5b; 1 Tessalonicenses 3: 13; Judas 14).

Razões pelas quais cremos que a Igreja será arrebatada antes da Tribulação:

a)   Nenhuma passagem bíblica declara explicitamente que a Igreja passará pela Tribulação.

b)  O livro do Apocalipse trata, na maior parte, dos derradeiros sete anos – a Tribulação ou a “Septuagésima Semana” revelada a Daniel. É significativo o fato de que a Igreja não seja mencionada, direta ou indiretamente, durante este período.

c)  A igreja em Tiatira recebeu uma promessa que receberia “a estrela da manhã” (Apocalipse 2: 20 – 28), pois a estrela da alva sempre é vista de madrugada, antes da aurora. Assim, quando esse novo dia, o Milênio, despontar, a estrela da manhã já terá aparecido e a Igreja terá sido recolhida à presença de Cristo para participar com Ele da administração do Reino que será inaugurado ao aparecer o “Sol da Justiça”.

d)  A igreja de Filadélfia recebeu uma promessa de livramento da ira (Apocalipse 3: 10), pois a expressão “hora da provação”, da qual a igreja será guardada, só pode ser a Tribulação, pois se trata de algo de âmbito internacional. O estudo do texto no grego original permite a interpretação no sentido de que a igreja será literalmente “extraída” dessa hora.

e)  Sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. (Romanos 5: 9 e I Tessalonicenses 1: 10).
f)   A Tribulação, embora afetando o mundo inteiro, tem a ver especialmente com Israel. Jeremias 30: 4 - 9; Daniel 12: 1; Mateus 24: 15 e 21.

g)  A promessa à igreja concernente ao arrebatamento não dispõe de nenhum sinal pelo qual podemos determinar a hora exata da vinda de Cristo. Por outro lado, há vários sinais de medidas cronológicas que se aplicam a Israel, como semanas, tempo, e metade de tempo.

h)  O ensino sobre tipificação do Velho Testamento apresenta José como tipo de Cristo. Ele casou-se com Asenate, uma gentia, durante o tempo de sua rejeição por parte dos seus irmãos e antes dos sete anos de fome. Semelhantemente, Cristo receberá a sua “noiva” que na sua maioria é gentílica, durante o tempo de sua rejeição por parte dos seus irmãos segundo a carne, isto é, Israel, e acontecendo isto antes dos sete anos da tribulação.

2)    Arrebatamento parcial: esta posição ensina que o arrebatamento ocorrerá antes da Tribulação, mas apenas os crentes “preparados” serão levados, ao passo que outros crentes permanecerão na Terra durante a tribulação para serem provados e purificados mediante grandes sofrimentos (sendo arrebatados posteriormente). Esta posição tem sido pouco adotada devido a sua semelhança com a doutrina católica do purgatório, segundo a qual o sofrimento pode purgar os pecados.

3)    Mesotribulacionismo ou Midi-tribulacionismo: como o nome sugere, esta posição ensina que os crentes serão arrebatados na metade da tribulação (depois dos primeiros três anos e meio).

1)     Pós-tribulacionistas – esta posição ensina que todos os crentes serão arrebatados no final da Tribulação, depois dos sete anos de juízo sobre a terra. De acordo com a visão pós-tribulacionista, a Igreja passa pela grande tribulação. Tribulações sempre fizeram parte da história da Igreja (João 16: 33).

Após mencionar a Grande Tribulação (Mateus 24: 21), Jesus afirmou que sua vinda ocorreria após este evento: “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua claridade,  as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mateus 24: 29-31). A mesma sequência de eventos (tribulação, sinais cósmicos e arrebatamento) ocorre nos três evangelhos sinópticos (Mateus 24, Marcos 13, Lucas 21).

2)     Arrebatamento Pré-Ira: estes são de opinião de que todos os crentes serão levados no Arrebatamento aproximadamente depois de decorridos três quartos da Tribulação. 

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