segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O ANTICRISTO E O SEU REINO


          O ANTICRISTO E O SEU REINO
Muitos afirmam que o Anticristo já está em algum lugar do planeta Terra, ou seja, ele está vivo e sendo preparado para depois assumir o seu lugar. Anos atrás saiu um livro que falava sobre uma possível criança que nasceu com uma marca e que estaria sendo preparada intelectualmente, politicamente, espiritualmente e fisicamente. Atualmente fala-se de um homem que está sendo preparado através de manipulações genéticas e de altas tecnologias. Alguns cogitam a possibilidade de que talvez seja um político ou um líder mundialmente reconhecido e admirado. Outros acham que talvez seja um grande presidente de uma empresa multinacional ou um grande banqueiro com bastante fortuna e poder. A lista dos que são apontados como Anticristo é longa, homens de quase todos os seguimentos sociais:

·         Presidentes.
·         Grandes líderes mundiais.
·         Homens religiosos.
·         Banqueiros.
·         Empresários.
·         Esportistas de renome.
·         Gênios.
·         Escritores.
·         Músicos.
·         Grandes pastores e evangelistas.

A)    Onde a Bíblia fala sobre o Anticristo?
São vários os textos onde podemos encontrar o Anticristo mencionado, dentre os textos podemos destacar os seguintes:
Daniel 7: 8, 24-27; 9: 26-27; Mateus 24: 15-16; 2 Tessalonicenses 2: 3-4, 8.; 1 João 2: 18; Apocalipse 6: 2; 13: 1-10; 14: 9, 11; 15: 2; 16: 2; 17: 3; 19: 19-20; 20:10.

B)    O que significa Anticristo?

A palavra Anticristo tem um significado duplo, a saber:
·      Aquele que se opõe a Cristo.
·      Aquele que toma o lugar de Cristo.

O termo pode significar: outro Cristo, em lugar de Cristo, um impostor em lugar de Cristo, aquele que é contra Cristo, aquele que age e fala contra Cristo.

1)     Outros nomes e títulos do anticristo?
·      Pequeno chifre (Daniel 7: 8).
·      Rei de feroz catadura (Daniel 8: 23).
·      Príncipe que há de vir (Daniel 9: 26).
·      O assolador (Daniel 9: 27).
·      Homem vil (Daniel 11: 21).
·      Rei voluntarioso (Daniel 11: 36).
·      O abominável da desolação (Mateus 24: 15).
·      O homem da iniqüidade (2 Tessalonicenses 2: 3).
·      O filho da perdição (2 Tessalonicenses 2: 3)
·      O iníquo (2 Tessalonicenses 2: 8).
·      A besta (Apocalipse 13: 1; 14: 9; 15: 2; 16:2; 17: 3, 11).
C)    Homens que já foram apontados como Anticristo
·      Nero.
·      Papa João Paulo II.
·      Hitler.
·      Mussolini.
·      Stalin.
·      Gorbachev.
·      Saddam Hussein.
·      Barack Obama.

D)    Qual e a relação entre o Anticristo e os anticristos?
O apóstolo João na sua segunda carta (2 João 2: 18, 22) não fala somente sobre o anticristo, mas fala também sobre os anticristos. Este texto não quer dizer que haverá muitos anticristos, mas João chamava todos aqueles que negavam a santa doutrina e se levantavam contra a obra de Cristo como anticristos, ou seja, pessoas que eram movidas pelo espírito do anticristo. Em outras palavras, anticristos são aqueles que são, agem e falam como o verdadeiro anticristo que ainda não apareceu.

E)    Qual será a nacionalidade do Anticristo?
Existem divergências quanto à nacionalidade dele, mas em suma podemos dizer que existem três opiniões:

1)     Será um judeu: os que defendem esta posição baseiam-se nos argumentos seguintes:

a)  O Anticristo virá como o Messias prometido e os judeus nunca aceitariam um Messias que não fosse judeu.

b)  É provável que o texto de Gênesis 49: 17 esteja referindo-se a ele. Citam-se também: Deuteronômio 33: 22; Jeremias 8: 16; Daniel 11: 37; Apocalipse 7: 4-8.

c) Os judeus são a causa da maior parte dos problemas do mundo, assim sendo, o maior e o último maior problema do mundo será um judeu.

2)    Será um gentio: muitos defendem esta posição. Os argumentos são:

a) O Anticristo em Apocalipse 13: 1 e 17: 15 é descrito como surgindo do mar, sendo que o mar figurativamente na literatura profética sempre representa as nações gentias (Isaías 17: 12-13; Jeremias 6: 21-23; Apocalipse 17: 1 e 15).

a)  A Bíblia descreve o tempo da tribulação como “tempos dos gentios” (Lucas 21: 24), sendo assim, o Anticristo como o líder deste tempo, ele  poderia ser um gentio.

c) A maioria dos comentários concordam que Daniel 11, fala primeiramente sobre Antíoco Epifânio[1], e este, era gentio. Pela tipologia bíblica, ele representa o futuro Anticristo. Já que o Antíoco era gentio, então o Anticristo também seria.

b)  Acredita-se que Daniel 9: 27, onde aquele que faz aliança com Israel representa o Império Romano restabelecido, já que foram os romanos que destruíram Jerusalém e o Templo em 70 d.C. (Daniel 2: 33; 40-45).

F)     Quando o Anticristo aparecerá?
Mesmo que ele já esteja em vida, ele só aparecerá e dará os passos profetizados na Bíblia, depois do arrebatamento da Igreja, no período da Tribulação, ou seja, na Septuagésima Semana de Daniel (Daniel 9: 27; 2 Tessalonicenses 2: 6,8).

G)    De onde surgirá o seu reino?
Conforme Daniel 7: 7, 8, 23-24, o Anticristo subirá ao poder depois que surgir uma confederação de 10 nações. Esta confederação é simbolizada por uma besta com dez chifres e representa uma entidade política internacional final. Será um império singular e poderoso. Acredita-se que esta confederação terá domínio sobre quase todos os seguimentos sociais conhecidos. O anticristo derrubará alguns dos reis desta confederação (3 deles) e tomará o controle de tudo.

Existem divergências quanto ao significado do número 10 no texto de (Daniel 7: 7; Apocalipse 13: 1). Para muitos, não são necessariamente 10 nações, ou seja, 10 é somente um número simbólico aqui. Outros estudiosos acreditam que a confederação será composta por somente 10 nações literalmente. Estas nações eram originalmente ligadas ao Império Romano, e acredita-se que a Itália, alguns países do Sul da Europa, alguns países da Ásia Ocidental e do Norte da África farão parte desta confederação, visto que estavam incluídos no antigo Império Romano.

Muitos estudiosos acreditam que esta confederação é a União Européia. Especula-se que a Comunidade Européia, fundada em 1958 é o cumprimento desta profecia. Por outro lado temos um grande grupo de teólogos que discordam totalmente desta opinião porque a União Européia não é composta por somente 10 nações.

H)    Ele será um personagem político ou religioso?
Apesar de ele emergir no cenário político e agir inicialmente como líder político, ele também assumirá gradualmente conotações religiosas. Finalmente será adorado e a sua imagem será colocada no templo de Israel (Daniel 11: 36-37; 2 Tessalonicenses 2: 4).

I)       Com que poder o Anticristo agirá?
Através de Apocalipse 13: 2 podemos afirmar que o diabo dará o seu poder ao anticristo para que ele possa fazer maravilhas e para que seja adorado. Mas, não só ele terá várias habilidades como terá um grande exército adquirido através das suas alianças políticas e econômicas.

J)     Significado das sete cabeças
As sete cabeças representam os sete reinos gentílicos:
1º. Egípcio
2º. Assírio
3º. Babilônico
4º. Medo-Persa
5º. Grego
6º. Romano
7º. Dez reinos (nações) – império Romano restaurado – que durará pouco

K)    Relação entre o Anticristo e os três animais de (Apocalipse 13: 2)
A razão de usar esses três primeiros animais na representação da besta que sai do mar é que o último ditador mundial reunirá em seu governo todo o poderio dos antigos líderes e exercerá seu domínio sobre todo o seu território. No final, como ensinam as Escrituras, acaba por tornar-se senhor de todo o globo, algo que jamais aconteceu antes.

O anticristo e seu governo trarão sobre si as características desses três impérios anteriores. Características simbolizadas pelos animais.
Leopardo: rapidez = Império grego
Urso: brutalidade = Império Medo-Persa                      
Leão: Capacidade/força = Império Romano

L)     Como o anticristo se apresentará
Através de Daniel 9: 7 e Apocalipse 6: 2 podemos afirmar que ele se apresentará primeiro como um homem de paz, oferecendo ajuda e soluções, mas depois acabará trazendo guerras e sofrimentos a muitos.

M)    Como ele ganhará a confiança de Israel?
Muitos estudiosos acreditam no seguinte:
·      Iniciará e formulará um tratado de paz para Israel.
·      Oferecerá proteção a Israel contra ataques externos.
·      Delimitara as fronteiras de Israel favorecendo-os em relação aos seus vizinhos.
·      Dará boas relações e transações comerciais à nação de Israel.
·      Dará paz, prosperidade e estabilidade a Israel durante os primeiros três anos e meio.

N)    O seu programa
Depois de mostrar-se bom a todos, ele ira se levantar contra os “cristãos” e os perseguirá com todo o terror que superará todos os sofrimentos passados. Depois da quebra da aliança com Israel, também começará a perseguir os judeus, e isto, com pragas e massacres.

O)    O Anticristo agirá sozinho ou terá ajuda?
Além da confederação e do exército que ele terá, ele contará com mais ajuda. Como já vimos o próprio diabo lhe dará poder e não só ele ainda terá a ajuda da segunda besta, o falso profeta (Apocalipse 13: 11-17). Os três juntos formarão o que chamamos de “trindade satânica”. O falso profeta servirá ao anticristo como seu profeta ou o seu porta-voz (Apocalipse 16: 13; 19: 20; 20: 10).

P)    Quem será o profeta e o que ele fará?
·      Ele será um judeu (emerge da terra).
·      Ele exercerá grande influencia religiosa.
·      Ele será motivado pelo Satanás.
·      Ele terá uma autoridade delegada.
·      Ele promoverá adoração a primeira besta.
·      Ele fará muitos sinais e milagres.
·      Ele enganará a muitos.
·      Ele terá o poder da morte sobre as pessoas que não adorarem a besta.
·      Ele terá grande poder econômico.
·      Ele estabelecerá a marca da besta.

Q)    A marca da besta
É a marca obrigatória que identificará todos os que adorarem e seguirem o anticristo. Esta marca é mencionada em Apocalipse 13: 16-18; 14: 9; 20: 4. Ela será dada às pessoas, obrigatoriamente, no tempo da tribulação e ninguém poderá comprar ou vender sem ela, ou seja, não se poderá fazer nada sem esta marca. Todas as transações particulares ou públicas exigirão que ambas as partes envolvidas tenham esta marca.

A Bíblia diz que esta marca é 666. Ao longo dos tempos, muitos têm tentado calcular e decifrar o significado oculto deste número ou simplesmente a marca da besta, e as tentativas resultaram nas seguintes especulações:

1)    Era uma forma de se referir a Nero César, pois este nome calculado nos dá 666.
2)    O número 6 repetido três vezes, significa que o inimigo por mais que tente, ele nunca será igual a Deus, pois o número de Deus é 7.
3)    O número 6 repetido quer dizer "perfeição da maldade”, já que o número 7 é o número da perfeição.
4)    É o resultado do cálculo do título católico VICARIUS FIL DEI.
5)    É o código de barras que será marcado na testa ou na mão direita das pessoas. O próprio nome do inventor do código de barras, George J. Laurer é composto por 6 (George), 6 e 6 (Laurer) letras.
6)    No alfabeto inglês a começar com letra A valendo 100; com o B valendo 101; o C, 102; e assim por diante, as letras seguinte terão valor certo. Assim, H será 107; E, 108; T, 119; L,111;. É, 104; R, 117. Total (Hitler) dará 666.
7)    O pacto de Stalin – Hitler para tomar e dividir a Colônia deu-se em 20 de agosto 1939. Deste pacto resultou a segunda a guerra mundial que em 22 de junho de 1941. Exatamente 666 dias.
8)    Será um sinal espiritual, portanto não será visível.
9)    Será um chip de silício implantado dentro da pessoa.
10)  Será um chip implantado em forma de adesivo.
11)  Será o nome de um homem e será marcado visivelmente em algumas pessoas.
12)  Será o nome de um homem (anticristo) implantado nas pessoas, mas será invisível.
13)  Será simplesmente a manifestação das características apontadas pela bíblia em 2 Timóteo 3: 1-5, já que o seu total é 18 (divido por 3 dá 6, 6, 6 ).
14)  Não existirá nenhum número ou nome, pois a besta não será uma pessoa, mas sim um sistema. Por isso a marca da besta será simplesmente uma forma de pensar (testa) e uma forma de se agir (mão direita), significando uma total dependência a este sistema diabólico.
15)  É considerarmos o dia de domingo como o dia do Senhor ou o dia da adoração (esta é a opinião de muitos adventistas do sétimo dia).
16)  Essa marca pertence ao passado, era o resultado do nome de Nero Cesar, não vale mais para os nossos dias e nem para o futuro.
17)  É simplesmente um pacto que muitos farão com a besta que é o anticristo, mas não haverá nada de sinais ou marcas.
18)  De maneira figurada o 666 pode ser símbolo também de toda força, cultura, pessoa, que combata contra Deus e a sua santa Igreja.
19)  666 representa a trindade satânica, cada 6 representa um elemento desta trindade: o Dragão, o Anticristo e o Falso Profeta.

R)    O que acontecerá com o anticristo e o falso profeta no final?
Os dois serão derrotados por Cristo e serão lançados no lago do fogo (Apocalipse 19: 11-21).

Um comentário:

  1. Bom dia

    O Anti Cristo nunca seria Judeu.....É Turco!!! Se quiser passo oa textos bíblicos que comprovem isso

    ResponderExcluir